segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Oficina de Educomunicação - Por Ana Elisa Santana (Editora de Educação da Rádio Nacional - EBC)


Alunas/os do Centrão e do curso de Letras do IFB de São Sebastião na Oficina com Ana Elisa Santana


Olá, pessoal!

Sou Ana Elisa Santana, jornalista, e tenho 28 anos. Alguns de vocês devem se lembrar de mim porque visitei a escola para fazer uma matéria sobre os trabalhos que vocês fizeram para o projeto Heroínas sem Estátua (não viu? Clica aqui: http://ebcnare.de/1KQhJUX). Mas hoje eu estou aqui no blog para falar sobre a oficina de rádio que nós fizemos no dia 28 de agosto, dentro do Projeto Salto.


Quem aí estava nela?

O tema principal da oficina foi o combate ao racismo; e nós fizemos algumas discussões muito proveitosas. Para isso, tivemos três bases:
1) Nós assistimos ao filme Cores e Botas, que mostra a história de uma menininha que queria ser paquita (para quem não conhece, aquelas ajudantes do antigo programa da Xuxa, que fizeram sucesso nas décadas de 1980 e 1990). O problema é que ela fez um teste e, mesmo sendo a melhor entre as concorrentes, não conseguiu passar porque era negra. Quer assistir?www.youtube.com/watch?v=Ll8EYEygU0o

2) Também falamos sobre duas notícias publicadas no G1 sobre tráfico de drogas. Uma delas falava que os acusados eram "jovens de classe média", e a outra falava que o acusado era "traficante"; a diferença é que os acusados da primeira moram em um bairro de classe média no Rio de Janeiro, e o segundo mora na periferia de Fortaleza.


3) Falamos sobre o fortalecimento da imagem das mulheres afrodescendentes que usam os seus cabelos crespos de forma natural; usando a propaganda dos produtos criados pela empresa Garnier especialmente para estas clientes.O link do vídeo é:www.youtube.com/watch?v=3xFcAffOJC0


A proposta que eu dei aos participantes foi que vocês fizessem um produto de rádio (spot, radionovela, jingle, notícia) que provocasse uma reflexão, empoderamento ou conscientização sobre o tema. Vamos relembrar como são esses formatos?


Jingle - é uma música usada para uma campanha, no rádio ou na televisão. O importante aqui (além do ritmo), é que a letra passe uma mensagem!


Radionovela - é aquela novela que a gente já conhece da televisão, mas adaptada para o rádio. Lembre-se que não temos, no rádio, o artifício da imagem. Por isso precisamos recriar o que a gente veria com efeitos sonoros, que podem ser desde efeitos da natureza (chuva, fogo, vento), até elementos do dia a dia (buzinas, sirenes, portas se abrindo) e pessoas em movimento (mãos digitando, pés caminhando).


Spot - é um áudio rápido que transmite uma mensagem. Pode ter uso de efeitos sonoros também e passar a mensagem de forma simples, ou como uma mini-radionovela. 


Notícia - é o formato que estamos acostumados a ver na TV, ler no jornal ou ouvir no rádio. Pode ser um boletim; quando só o repórter dá a informação; pode ter sonora (quando um entrevistado é acrescentado ao boletim); e pode ainda ser um link; quando há participação de um repórter ao vivo de fora do estúdio da rádio.


Resultados
Estão curiosos para ouvir? Vamos lá! Nós fizemos cinco produtos; mas um deles - o jingle - se perdeu quando fomos salvar na pasta :( Mas não tem problema :)
Vamos ouvir:


Grupo 1 - Alunos do IFB e Centrão - Spot


Grupo 2 - Alunos do IFB - Notícia


Grupo 3 - Alunos do Centrão - Link

Grupo 4 - Alunos do Centrão - Spot/Mini-radionovela


Para fazer esses áudios, a gente usou:


1) Para gravar:
Um celular (ou gravador normal) ¯\_(ツ)_/¯


2) Para editar:
Audacity (http://audacityteam.org/download/ - é de graça!)


3) Para ter efeitos sonoros:
O Youtube tem vários! É só buscar pelo que você quer e converter para .mp3. Lá também tem uma lista de trilhas que podem ser usadas neste link: https://www.youtube.com/audiolibrary/music (atenção para os direitos autorais!)


4) Para converter
Conversores online são muito práticos e gratuitos: http://www.clipconverter.cc/pt/ e http://www.onlinevideoconverter.com/pt/mp3-converter

Se você perdeu a oficina mas quer aprender a fazer produtos assim; pode entrar em contato comigo que eu ajudo! É só pedir o meu email para a professora Pilar, de Língua Portuguesa.


Pra mim, essa oficina foi muito legal! O que acharam? Contem pra gente nos comentários!
















quinta-feira, 5 de novembro de 2015

JOVEM NA LUTA






Existem discursos muitas vezes mascarados, tentando fazer a gente acreditar que existem boas intenções por trás. Estes discursos já contaminaram a nossa mente de tal forma que os reproduzimos sem nem ao menos questionar o que de fato significam.
O que estaria por trás de precisamos dar voz aos jovens, ou ainda, os jovens são o futuro?
A todo o momento vejo críticas a minha geração; dizem que é a mais alienada de todos os tempos, que não sabemos pelo que e nem para que lutamos e isto quando lutamos. O que ninguém diz é que somos treinados para ficar em silêncio enquanto os mais velos resolvem aquilo que não somos capazes, somos como bonequinhos com nossas bocas costuradas até que em um determinado momento arrancam a linha de nossas bocas e exigem que articulemos como verdadeiros oradores. Controverso não é mesmo?
Precisamos dar voz ao jovem...”. Não, ninguém precisa dar voz aos jovens... nem as mulheres... nem aos negros... nem aos indígenas... e nem a nenhuma minoria jogada a margem da sociedade, o que todos realmente precisam é dar ouvidos. A reflexão a respeito desse discurso é bem simples, é fácil querer falar por nós, difícil mesmo é escutar aquilo que temos a dizer, afinal uma vez que nos escutem não será mais o que os detentores do poder, os donos da voz querem q seja dito.
Os jovens são o futuro... ”. Não sei vocês, mas eu estou aqui hoje. Eu sou o AGORA! Por que adiar a minha participação no presente? O argumento para isto pode ser a falta de experiência, a idealização de um mundo melhor, por não ter vivido o suficiente para descobrir que não há mais jeito, que o certo é aceitar e continuar reproduzindo algo que nitidamente não está funcionando. Esperam a gente perder as esperanças... O pensamento revolucionário causa medo, então é melhor desacredita-lo.
Ai vai mais uma das mentiras que nos contaram e engolimos sem discutir. Você é o que come... o que veste... o que a sua imagem transmite. É preciso DESCONTRUIR. A verdade é que somos o que pensamos e fazemos, nosso corpo nada mais é do que uma casa para nossa mente. E quem manda? A casa ou a dona dela?
Thais Alves de Souza.

Texto elaborado pela pibidiana Thais, após uma oficina do Projeto Salto em que os participantes foram desafiados a criar uma campanha que causasse movimentação na escola.  

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ENEM - Prova de Redação, estratégias e técnicas





TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:

 PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM


































Queridas/os Padawans,


seguem uma vídeo-aula com a professora Pilar e materiais que vocês podem imprimir para trabalhar questões de texto do ENEM.

Desejamos a todas/os muito sucesso!

Um abraço da Equipe Salto.







TEMA DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM DE 2014: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2014/CAD_ENEM_2014_DIA_2_05_AMARELO.pdf


MATERIAIS DE APOIO:





quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Oficina de Música

   Na última Sexta Feira, dia 9 de outubro de 2015, o Projeto Salto iniciou mais um trabalho: A Oficina de música!
   As aulas são ministradas pelo Professor. Mestre Alessandro Borges, que já atuou na Secretária de Educação, Escola de Música e atualmente está na Universidade de Brasília.
   Na nossa primeira aula contamos com ajuda de alguns alunos para trazerem violão, pois os que a escola tinha quase a metade estava com defeito, infelizmente. Com isso tivemos o primeiro contato com o violão, tanto na teoria como na prática.
   Alguns alunos ja tinham habilidades e ajudaram os que não sabiam, assim a aula fluiu e já no final saiu um som !
   O Colégio Centrão de São Sebastião e Comunidade estão convidados: Toda sexta feira de 14h30 às 16h30 trazer seu instrumento, sua voz pra nova oficina do Salto. 😃 









sábado, 5 de setembro de 2015

Convite à Sessão Solene em Homenagem à Década Internacional da Afrodescendência

O dia em que tomamos a Câmara!



Hoje, 1º de julho de 2015, tivemos a oportunidade de ocupar a "Casa do Povo", a Câmara Federal nos acolheu para celebrarmos a Década Internacional da Afrodescendência, em uma Sessão fruto da solicitação do Deputado Márcio Marinho (PRB/BA). 


Pudemos construir momentos excepcionais de Letramento Político, em  que nossas/os educandas/os conheceram os espaços oficiais do poder legislativo central, participaram ativamente de uma sessão solene, ouviram discursos que ficam restritos, tiveram acesso a informações fundamentais para suas vidas e a de suas comunidades, entre diversos outros aspectos.

Assistimos à bela homenagem à Afrodescendência, verbalizada por discursos pungentes de Márcio Marinho (PRB/BA), Marcelo Crivella (PRB/RJ), de Benedita da Silva (PT/RJ), 

Esperamos que as sementinhas plantadas hoje possam reder frutos nos próximos meses e anos, e, quiçá, tenhamos a sorte de poder votar em um/a de nossos/as alunos/as para que nos representem nessa casa!



Algumas fotos

Clicadas por Roberto Ribeiro da Agência Retrato 
(gentilmente cedidas pelo fotógrafo)
















Depoimentos




ExtraMuros - por uma escola aberta!

Nosso projeto Salto conta com várias ações, uma delas visa romper as fronteiras que encerram a escola em uma bolha isolada do restante da sociedade: o Salto ExtraMuros.

Nessas ações, fazemos o caminho de sair da escola com nossos/as educandos/as para diversos passeios, visitas, participações em eventos, entre outros; bem como, rompemos o isolamento da escola, trazendo parceiros/as que possam contribuir com seus saberes para nossa formação.

Na primeira direção, estabelecemos uma parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR - em que temos levado nossos/as estudantes há diferentes pautas no Congresso Nacional. Já estivemos duas vezes na Câmara e, por último, estivemos no Senado para a Audiência Pública de homenagem a Abdias Nascimento.


Assim, nossa escola ocupa o Senado, tem voz junto à política nacional, ganha espaço na mídia... e assim, transcende!

De São Sebastião para o Mundo!

"É nóis na rádio, mano!"

http://www.radiotube.org.br/audio-3488hfc3doPAR

Excelente matéria assinada pela jornalista Jacqueline Pontevedra para a Rádio Cultura FM de Brasília
Essa rádio conta com uma programação alternativa e diversa, curtam em: 100,9 FM.

Disponível em: http://www.cultura.df.gov.br/programacao-radio-cultura-fm-1009.html
e em: https://www.facebook.com/CulturaFMBrasilia?fref=ts


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Audiência Pública no Senado em homenagem ao legado de Abdias Nascimento

Por meio de uma parceria que estabelecemos com a SEPPIR Nacional (Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial), já pudemos levar nossos/as educandos/as três vezes ao Congresso Nacional. 

Desta vez,  participamos da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015.



Tivemos uma experiência ímpar de formação/educação fora dos muros da escola, ouvimos: 

Elisa Larkin Nascimento - Representante do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO

Alexandre Peña Ghisleni - Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores - MRE

Cida Abreu - Presidente da Fundação Cultural Palmares e Representante do Ministério da Cultura

Giovanni Harvey - Secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR

Wole Soyinka - Escritor Nigeriano agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, e Ativista Político

Anani Dzidzienyo - Professor da Universidade Brown, EUA

Senador Paulo Paim - PT/RS presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Senado Federal

Deputado Federal Jean Willys - PSoL/RJ


Entre outros grandes nomes do movimento negro Brasileiro, Estadunidense e de alguns países de África.

Desses, devemos destacar a importância de termos visto/ouvido ao Mestre Wole Soyinka, escritor e grande nome da intelectualidade nigeriana, trata-se do primeiro Nobel de Literatura do continente africano, e nós, de São Sebastião, pudemos estar em sua presença. Isso é fora de sério! 


Algumas fotos cedidas por Vinicius Borba, jornalista.

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015


Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015



Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015



Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015 


Alunas/os do CEM 01 de São Sebastião participaram da Audiência Pública do Senado Federal - "Grandes Vultos: o legado vivo de Abdias Nascimento", no dia 24 de agosto de 2015

 Alguns clicks que fizemos ao longo do caminho:




 Fala da professora Pilar Acosta: https://www.youtube.com/watch?v=h4czvVOvTM0&feature=share