Salto CineDebate

O Salto CineDebate

como o próprio nome já indica, prevê, quinzenalmente, um espaço em que nos reunimos com a comunidade discente, professoras/es de outras searas e servidores da escola para a assistência de filmes seguida de uma roda de conversa sobre os temas sociais aos quais as narrativas fílmicas convidam à reflexão. 

Nele, temos nos reunido para ver filmes desde "2001: uma odisseia no espaço", a "Narradores de Javé", passando por documentários como "O dia que durou 21 anos".

Nossa seleção é feita com base no plano de curso da disciplina curricular Língua Portuguesa elaborado por nossa supervisora, igualmente, procuramos escolher filmes que abordem temáticas relevantes para a formação cidadã, e optamos ,preferencialmente,  por filmes nacionais (visando responder à demanda legal da LDB [lei 13.006] em sua alteração de 26 de julho de 2014).


Nas sessões, contamos com o apoio da Equipe Salto, bem como de outros/as professores/as das cadeiras de sociologia, geografia e artes que atuam na mediação do debate em cada sessão.

Essa ação se casa com a "Salto ExtraMuros" quando convidamos especialistas das mais diversas áreas para nos brindar com suas histórias e seu conhecimento. 

Temos agendado, para os próximos meses, a visita de nomes como Joõa Bosco Bezerra Bonfim, escritor brasiliense, cujo cordel "Romance do Vaqueiro Voador", que conta a história da construção de Brasília sob o prisma dos candangos, foi transformado em filme. Assim, estaremos em contato direto com quem cria as obras de arte que lemos.

Sessões do CineDebate

"2001: uma odisseia no espaço" - O conhecimento em debate

"Escritores da liberdade" - É possível escolher em um mundo engessado?






Nenhum comentário:

Postar um comentário