CEM 01 (Centrão)


Nossa casa

O bairro Residencial Oeste é onde se localiza o Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião, construído em 1996. Inicialmente a escola recebeu turmas de 5ª a 8ª séries que se encontravam alojadas provisoriamente no galpão da Feira Permanente de São Sebastião, além de turmas provenientes de outras escolas. Na época, a maioria dos alunos concluintes de 8ª séries do Ensino Fundamental só continuava os estudos deslocando-se daqui para o Plano Piloto, Brasília. Em se tratando de comunidade carente, não é difícil concluir que a maior parte destes alunos interrompia os estudos, em função das dificuldades socioeconômicas de suas famílias. A construção da escola foi o primeiro passo para se estabelecer a continuidade da garantia dos estudos destes alunos. Atualmente a escola atende as três séries do Ensino Médio nos turnos matutino, vespertino e noturno, Ensino Especial no matutino e no vespertino e Educação de Jovens e Adultos 3° segmento no noturno.


O CEM 01, popularmente conhecido como Centrão, levando em consideração a legislação vigente, apresenta sua proposta político-pedagógica que vai além da transmissão de conhecimentos e informações, envolvendo toda a comunidade escolar como corresponsável pela produção e difusão de conhecimentos interdisciplinares e contextualizados, atitudes, sensibilidade e uma ação efetiva na cultura da paz. Desta maneira, pretende corresponder às necessidades do educando e da comunidade em constante mudança, sem perder de vista os valores éticos, a criticidade, os aspectos sociopolíticos da realidade à qual os alunos e a escola pertencem, capacitando-os para o pleno exercício da cidadania e sua participação transformadora na sociedade.


O Currículo do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião, seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é constituído de uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada, sendo desenvolvido sob a forma de atividades ou projetos – quer pela interdisciplinaridade ou pela contextualização – e envolvendo os diversos temas transversais, propondo que sejam trabalhados de forma integrada aos componentes curriculares, com a plena observância dos princípios de relacionamento, ordenação e sequência, objetivando dar ao aluno uma formação básica de qualidade.


No ano passado, a Secretaria de Educação passou a contar com uma nova proposta de organização curricular – a semestralidade – à qual a escola aderiu. Nesta nova proposta de regime anual ocorre a divisão dos componentes curriculares em blocos semestrais, com o propósito de reduzir o número de disciplinas por semestre para o estudante e o número de turmas para o professor, proporcionando, assim, uma relação mais próxima entre estes. A redução de disciplinas a serem cursadas pelo estudante busca favorecer os estudos de cada componente curricular. Ocorre também um aumento no número de aulas das disciplinas que são oferecidas em apenas um dos blocos, o que pretende promover mais tempo disponível com cada professor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário