| Alunas/os do Centrão e do curso de Letras do IFB de São Sebastião na Oficina com Ana Elisa Santana |
Olá, pessoal!
Sou Ana Elisa Santana, jornalista, e tenho 28 anos. Alguns de vocês devem se lembrar de mim porque visitei a escola para fazer uma matéria sobre os trabalhos que vocês fizeram para o projeto Heroínas sem Estátua (não viu? Clica aqui: http://ebcnare.de/
Quem aí estava nela?
O tema principal da oficina foi o combate ao racismo; e nós fizemos algumas discussões muito proveitosas. Para isso, tivemos três bases:
1) Nós assistimos ao filme Cores e Botas, que mostra a história de uma menininha que queria ser paquita (para quem não conhece, aquelas ajudantes do antigo programa da Xuxa, que fizeram sucesso nas décadas de 1980 e 1990). O problema é que ela fez um teste e, mesmo sendo a melhor entre as concorrentes, não conseguiu passar porque era negra. Quer assistir?www.youtube.com/watch?v=
2) Também falamos sobre duas notícias publicadas no G1 sobre tráfico de drogas. Uma delas falava que os acusados eram "jovens de classe média", e a outra falava que o acusado era "traficante"; a diferença é que os acusados da primeira moram em um bairro de classe média no Rio de Janeiro, e o segundo mora na periferia de Fortaleza.
3) Falamos sobre o fortalecimento da imagem das mulheres afrodescendentes que usam os seus cabelos crespos de forma natural; usando a propaganda dos produtos criados pela empresa Garnier especialmente para estas clientes.O link do vídeo é:www.youtube.com/watch?v=
A proposta que eu dei aos participantes foi que vocês fizessem um produto de rádio (spot, radionovela, jingle, notícia) que provocasse uma reflexão, empoderamento ou conscientização sobre o tema. Vamos relembrar como são esses formatos?
Jingle - é uma música usada para uma campanha, no rádio ou na televisão. O importante aqui (além do ritmo), é que a letra passe uma mensagem!
Radionovela - é aquela novela que a gente já conhece da televisão, mas adaptada para o rádio. Lembre-se que não temos, no rádio, o artifício da imagem. Por isso precisamos recriar o que a gente veria com efeitos sonoros, que podem ser desde efeitos da natureza (chuva, fogo, vento), até elementos do dia a dia (buzinas, sirenes, portas se abrindo) e pessoas em movimento (mãos digitando, pés caminhando).
Spot - é um áudio rápido que transmite uma mensagem. Pode ter uso de efeitos sonoros também e passar a mensagem de forma simples, ou como uma mini-radionovela.
Notícia - é o formato que estamos acostumados a ver na TV, ler no jornal ou ouvir no rádio. Pode ser um boletim; quando só o repórter dá a informação; pode ter sonora (quando um entrevistado é acrescentado ao boletim); e pode ainda ser um link; quando há participação de um repórter ao vivo de fora do estúdio da rádio.
Resultados
Estão curiosos para ouvir? Vamos lá! Nós fizemos cinco produtos; mas um deles - o jingle - se perdeu quando fomos salvar na pasta :( Mas não tem problema :)
Vamos ouvir:
Grupo 1 - Alunos do IFB e Centrão - Spot
Grupo 2 - Alunos do IFB - Notícia
Grupo 3 - Alunos do Centrão - Link
Grupo 4 - Alunos do Centrão - Spot/Mini-radionovela
Para fazer esses áudios, a gente usou:
1) Para gravar:
Um celular (ou gravador normal) ¯\_(ツ)_/¯
2) Para editar:
Audacity (http://audacityteam.org/
3) Para ter efeitos sonoros:
O Youtube tem vários! É só buscar pelo que você quer e converter para .mp3. Lá também tem uma lista de trilhas que podem ser usadas neste link: https://www.youtube.com/
4) Para converter
Conversores online são muito práticos e gratuitos: http://www.
Se você perdeu a oficina mas quer aprender a fazer produtos assim; pode entrar em contato comigo que eu ajudo! É só pedir o meu email para a professora Pilar, de Língua Portuguesa.
Pra mim, essa oficina foi muito legal! O que acharam? Contem pra gente nos comentários!
