Cine
"O dia que durou 21 anos"
Direção: Camilo TavaresRoteiro: Flávio Tavares e Camilo Tavares
Ano: 2013
Duração: 77 minutos
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJCugIKcWNs
Debate
Para que nunca se esqueça! Para que nunca mais aconteça!
Nossa segunda sessão do CineDebate, contou com a exibição do filme "O dia que durou 21 anos" que instanciou uma longa conversa, mediada pela Designer Janaína Ferreira, sobre os horrores da ditadura e o perigo de não se conhecer nossa história e repetir os mesmos erros.
A presença de nossa mediadora foi fruto de um convite no âmbito do "Salto ExtraMuros" e pudemos aprender muito com sua experiência profissional e de vida. Ela nos relatou histórias de seus pais, militantes históricos, que lutaram contra a ditadura e possibilitaram que nós pudéssemos, hoje, estar em uma escola plural em um Estado Democrático. (Em breve, publicaremos uma entrevista com ela!)
Houve referência a vários filmes - "Uma história de amor e fúria", "O que é isso companheiro?", "Capitão América 2", entre outros - e definições de diferentes conceitos - comunismo, socialismo, capitalismo, hegemonia, democracia -, quando Rômulo Tavares abordou alguns desses pontos. Kenzo Hayashi lembrou o conflito dos Mísseis em Cuba. Isaque Martins falou brilhantemente sobre a história recente brasileira, bem como Jeniffer Cardozo que se posicionou criticamente sobre o caráter criminoso da ingerência dos EUA em assuntos brasileiros...
(Houve outras belíssimas falas, mas a memória nos falha agora. À medida que formos recordando, completaremos esta narrativa).
(Houve outras belíssimas falas, mas a memória nos falha agora. À medida que formos recordando, completaremos esta narrativa).
Discutimos a fundo o papel formador da mídia e a importância de compreendermos o funcionamento do Estado.
Por fim, João Victor Gonçalves Cunha, um de nossos brilhantes estudantes, disse que nós precisávamos conhecer o Congresso Nacional e saber o que está sendo discutido e votado. Ficamos com essa provocação e com a missão de construirmos uma saída ExtraMuros para ocuparmos o espaço da "casa do povo" em uma audiência pública ou votação.
E assim, às 18 horas, terminamos uma jornada na história do Brasil com muitas perguntas não respondidas e o anseio de mais, mais escola, mais democracia, mais conhecimento, mais justiça social... mais CINEDEBATE!
"Foi lindo!", como disse Vitória Santana.
Janaína Ferreira
![]() |
| Alunos/as do Centrão assistindo a "O dia que durou 21 anos" Em quadro Plínio de Arruda Sampaio |
"Um tempo atrás, fiz uma lista de filmes, com a importante
colaboração de Betty Almeida, com a intenção de montar um cine clube debate que
abordasse a história recente da América Latina. Inaugurei, em março, um tímido
"Noites de história" com poucas pessoas, mas com ótimo debate sobre o premiado
"O Dia que Durou 21 Anos" de Flávio e Camilo Tavares. E, então, surgiu
o convite da Professora Pilar Acosta para levar o filme para o CEM1 de São
Sebastião, para uma sessão do cine clube, atividade extracurricular que faz
parte do Projeto Salto. Então, foi marcado para sexta 17/4 as 14h.
60 Adolescentes de diferentes turmas do 1o ano, com idade
entre 15 e 17 anos assistiram ao filme de 75 min. Logo em seguida começamos o
debate.
O tempo voou e quando vi já eram 18h. Fiquei emocionada por
fazer parte de um projeto tão importante e encantada com a paixão com que a
professora Pilar, doutoranda da UnB, abraça o conhecimento e a formação dos
seus alunos!
Muito obrigada Pilar e CEM1 São Sebastião!!"
Pilar Acosta
"Hoje, pudemos
receber, em nossa casa, a visita de Jana Ferreira que nos trouxe o filme
"O dia que durou 21 anos" e a possibilidade de pensarmos a história
do Brasil, com um grupo de 60 jovens que se dispuseram, no contra-turno, às
vésperas de um feriado, a voltar à escola para trocar ideias, assistir a um
filme e comer pipoca.
A boniteza de ser professora se revela então... na troca, na
generosidade, na alegria e na tristeza da tomada de consciência.
É, por isso, é para ter isso, ser isso, fazer parte dessa
mágica, que sigo e me orgulho de seguir professora.
Janaína, muitíssimo grata por seu tempo, suas histórias e
sua alegria! :0* "



























