terça-feira, 21 de abril de 2015

"O dia que durou 21 anos" - Para que nunca se esqueça! Para que nunca mais aconteça!

Cine

"O dia que durou 21 anos"

Direção: Camilo Tavares
Roteiro: Flávio Tavares e Camilo Tavares
Ano: 2013
Duração: 77 minutos
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJCugIKcWNs

Debate

Para que nunca se esqueça! Para que nunca mais aconteça!

Nossa segunda sessão do CineDebate, contou com a exibição do filme "O dia que durou 21 anos" que instanciou uma longa conversa, mediada pela Designer Janaína Ferreira, sobre os horrores da ditadura e o perigo de não se conhecer nossa história e repetir os mesmos erros. 

A presença de nossa mediadora foi fruto de um convite no âmbito do "Salto ExtraMuros" e pudemos aprender muito com sua experiência profissional e de vida. Ela nos relatou histórias de seus pais, militantes históricos, que lutaram contra a ditadura e possibilitaram que nós pudéssemos, hoje, estar em uma escola plural em um Estado Democrático. (Em breve, publicaremos uma entrevista com ela!)

Houve referência a vários filmes - "Uma história de amor e fúria", "O que é isso companheiro?", "Capitão América 2", entre outros - e definições de diferentes conceitos - comunismo, socialismo, capitalismo, hegemonia, democracia -, quando Rômulo Tavares abordou alguns desses pontos. Kenzo Hayashi lembrou o conflito dos Mísseis em Cuba. Isaque Martins falou brilhantemente sobre a história recente brasileira, bem como Jeniffer Cardozo que se posicionou criticamente sobre o caráter criminoso da ingerência dos EUA em assuntos brasileiros...

(Houve outras belíssimas falas, mas a memória nos falha agora. À medida que formos recordando, completaremos esta narrativa).

Discutimos a fundo o papel formador da mídia e a importância de compreendermos o funcionamento do Estado.

Por fim, João Victor Gonçalves Cunha, um de nossos brilhantes estudantes, disse que nós precisávamos conhecer o Congresso Nacional e saber o que está sendo discutido e votado. Ficamos com essa provocação e com a missão de construirmos uma saída ExtraMuros para ocuparmos o espaço da "casa do povo" em uma audiência pública ou votação. 

E assim, às 18 horas, terminamos uma jornada na história do Brasil com muitas perguntas não respondidas e o anseio de mais, mais escola, mais democracia, mais conhecimento, mais justiça social... mais CINEDEBATE!

"Foi lindo!", como disse Vitória Santana.  


Janaína Ferreira
Alunos/as do Centrão assistindo a "O dia que durou 21 anos"
Em quadro Plínio de Arruda Sampaio
"Um tempo atrás, fiz uma lista de filmes, com a importante colaboração de Betty Almeida, com a intenção de montar um cine clube debate que abordasse a história recente da América Latina. Inaugurei, em março, um tímido "Noites de história" com poucas pessoas, mas com ótimo debate sobre o premiado "O Dia que Durou 21 Anos" de Flávio e Camilo Tavares. E, então, surgiu o convite da Professora Pilar Acosta para levar o filme para o CEM1 de São Sebastião, para uma sessão do cine clube, atividade extracurricular que faz parte do Projeto Salto. Então, foi marcado para sexta 17/4 as 14h.
60 Adolescentes de diferentes turmas do 1o ano, com idade entre 15 e 17 anos assistiram ao filme de 75 min. Logo em seguida começamos o debate.
O tempo voou e quando vi já eram 18h. Fiquei emocionada por fazer parte de um projeto tão importante e encantada com a paixão com que a professora Pilar, doutoranda da UnB, abraça o conhecimento e a formação dos seus alunos!

Muito obrigada Pilar e CEM1 São Sebastião!!"


Pilar Acosta
"Hoje, pudemos receber, em nossa casa, a visita de Jana Ferreira que nos trouxe o filme "O dia que durou 21 anos" e a possibilidade de pensarmos a história do Brasil, com um grupo de 60 jovens que se dispuseram, no contra-turno, às vésperas de um feriado, a voltar à escola para trocar ideias, assistir a um filme e comer pipoca.
A boniteza de ser professora se revela então... na troca, na generosidade, na alegria e na tristeza da tomada de consciência.
É, por isso, é para ter isso, ser isso, fazer parte dessa mágica, que sigo e me orgulho de seguir professora.
Janaína, muitíssimo grata por seu tempo, suas histórias e sua alegria! :0* "


 Equipe Salto e Janaína Ferreira












"2001: uma odisseia no espaço" - O ser humano e o conhecimento em debate

Cine

"2001: uma odisseia no espaço"

direção: Stanley Kubrick
roteiro: Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick
ano: 1968
duração: 161 minutos

Debate

"O ser humano e o conhecimento em debate"

A ideia era darmos continuidade ao trabalho começado em sala de aula, onde assistimos e analisamos ponto a ponto o trecho "O amanhecer do ser humano" que constitui o prólogo do filme. Os temas centrais da reflexão seria: o desenvolvimento da razão a partir da linguagem, o caráter instrumental da linguagem, a tomada e a perda de/a consciência, entre outros aspectos. Mas... 

Em nossa primeira sessão do CineDebate, assistimos (ou melhor, tentamos assistir) ao filme. 

Lamentavelmente, nossa escola não pode ceder o espaço do cineclube que é constituído por duas salas que foram incorporadas, em que estão instalados aparelhos de som, telão e projetor. Isso se deveu ao fato de que naquele momento a sala estava sendo usada como depósito para os livros didáticos ainda não distribuídos aos/às alunos/as. 


Assim, depois de adiarmos por duas semanas nossa estreia, insistimos na empreitada e usamos a sala de Parte Diversificada 2 (PD2), cedida pela professora Lygia Maia. A sala, normalmente, comporta 50 alunos/as (onde deveria haver no máximo 35) e tivemos um público surpreendente de 90 alunos/as. Não há cadeiras na sala por ser um espaço para o trabalho de artes cênicas, os ventiladores funcionam mal e o umidificador torna o ambiente mais quente por conta do vapor de água. 

Foi difícil, mas, valeu como primeira experiência. Comemos pipoca e tiramos muitas fotos. E essa foi nossa "Odisseia em sala de aula".