terça-feira, 21 de abril de 2015

"2001: uma odisseia no espaço" - O ser humano e o conhecimento em debate

Cine

"2001: uma odisseia no espaço"

direção: Stanley Kubrick
roteiro: Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick
ano: 1968
duração: 161 minutos

Debate

"O ser humano e o conhecimento em debate"

A ideia era darmos continuidade ao trabalho começado em sala de aula, onde assistimos e analisamos ponto a ponto o trecho "O amanhecer do ser humano" que constitui o prólogo do filme. Os temas centrais da reflexão seria: o desenvolvimento da razão a partir da linguagem, o caráter instrumental da linguagem, a tomada e a perda de/a consciência, entre outros aspectos. Mas... 

Em nossa primeira sessão do CineDebate, assistimos (ou melhor, tentamos assistir) ao filme. 

Lamentavelmente, nossa escola não pode ceder o espaço do cineclube que é constituído por duas salas que foram incorporadas, em que estão instalados aparelhos de som, telão e projetor. Isso se deveu ao fato de que naquele momento a sala estava sendo usada como depósito para os livros didáticos ainda não distribuídos aos/às alunos/as. 


Assim, depois de adiarmos por duas semanas nossa estreia, insistimos na empreitada e usamos a sala de Parte Diversificada 2 (PD2), cedida pela professora Lygia Maia. A sala, normalmente, comporta 50 alunos/as (onde deveria haver no máximo 35) e tivemos um público surpreendente de 90 alunos/as. Não há cadeiras na sala por ser um espaço para o trabalho de artes cênicas, os ventiladores funcionam mal e o umidificador torna o ambiente mais quente por conta do vapor de água. 

Foi difícil, mas, valeu como primeira experiência. Comemos pipoca e tiramos muitas fotos. E essa foi nossa "Odisseia em sala de aula".














































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário