4° Mito: “Escrever é um ato isolado, desligado da leitura”
A leitura nos ajuda a "assimilarmos as estruturas próprias da língua escrita". Assim como na oralidade, que precisamos nos apoiar em um contexto e necessitamos do ouvinte, a comunicação escrita também tem as suas particularidades. Isso é devido ao fato da comunicação acontecer a distância, “sem o apoio do contexto e da expressão facial. Tratamos de forma diferente a sintaxe, o vocabulário e a própria organização do discurso.” Quando mantemos contato com os mais variados gêneros textuais, a nossa memória armazena modelos que facilitarão a escrita, pois passamos a ter um conhecimento efetivo dela.
Além disso, o processo de leitura envolve "tantos procedimentos intelectuais e exige tantas operações mentais", que o bom leitor acaba por adquirir uma maior agilidade de raciocínio. Vale lembrar que a leitura é uma eficiente fonte de informação, promove a análise dos mais variados acontecimentos e torna o leitor mais crítico e menos propenso à dominação ideológica.
Escrever é uma prática que se articula com a prática da leitura. É improvável que um mau leitor chegue a escrever com desenvoltura, além de a leitura ser instrumento de consolidação dos conhecimentos. Quanto mais lemos mais interiorizamos estruturas possíveis da língua escrita. Enquanto em uma aula o professor trata da regência de cinco ou seis verbos, durante a leitura de um livro temos o contato com a regência de milhares de verbos.
Fonte: GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Relato de aula:
Esse foi um dos textos chave da nossa quarta oficina (13/09/2014), que teve como principal objetivo ler e compreender os mitos 3 e 4 e introduzir o texto dissertativo, começando por um parágrafo.
Na segunda parte da oficina, a partir do tema “A privacidade nas redes sociais”, nós pedimos que os alunos fossem dizendo aspectos e opiniões a respeito do tema, e assim fomos construindo o paragrafo e demos algumas dicas de como começar um texto dissertativo.
Ao final entregamos o texto com a proposta de redação do Enem de 2013 co o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, e solicitamos que eles construíssem um paragrafo dissertativo.
Durante a atividade percebemos as dificuldades em alguns alunos e, nos dispomos a auxiliá-los individualmente.


















