1º Mito: "Escrever é um dom que poucas pessoas têm"
Expressões do tipo "Eu não tenho o dom da escrita" "Não fui escolhido" "Não recebi esse talento quando nasci" são muito comuns entre os alunos quando se veem sem ideias diante da página em branco.
Pode-se dizer que a escrita é uma construção social, pois sempre precisamos do outro para começar e continuar escrevendo.
Um fator determinante do nosso grau de familiaridade com a escrita seria a forma que aprendemos a escrever, que valor o texto escrito tem para nós e para a esfera social em que circulamos, a intensidade de leituras que fizemos ao longo da vida e a frequência com que produzimos textos. Sendo assim, esses detalhes funcionam como uma fórmula para os que desejam amadurecer a escrita e melhorar o desempenho em relação aos textos produzidos.
Embora seja tão polêmica, a questão do dom pode ser atribuída aos grandes escritores da literatura. Mas mesmo assim, sabe-se que todos eles só se revelaram escritores após um grande processo de aprendizagem e uma convivência intensiva com a escrita. Não há notícias de que alguém nasceu escritor e o processo que faz de alguém um célebre ainda é enigmático.
O importante é compreender que todos podemos chegar a produzir excelentes textos e que isto não é uma dádiva especial dos céus, mas o fruto do esforço daqueles que pretendem amadurecer nesse sentido. Pessoalmente, tive vários traumas nesse sentido, mas a cada dia tento passar por cima de tais obstáculos. Fica então a dica sobre o primeiro mito sobre a escrita!
Fonte: GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Relato da aula:
Esse foi um texto chave da nossa primeira oficina (16/08/2014), que teve como principal objetivo a apresentação do Projeto Salto aos alunos. A turma estava bem mista com alunos do 1°, 2° e maior concentração dos 3° anos, grande parte do turno vespertino.
Fizemos uma breve explicação do que é o PIBID e uma breve apresentação de cada integrante do grupo. Demos oportunidade para que os alunos se apresentassem, e em seguida, umas das pibidianas leu um trecho do texto "Ler devia ser proibido", de Guiomar Grammont, provocando assim, uma reflexão diante da importância do ato de ler em todo o grupo.
Depois da primeira reflexão partimos para a leitura do texto chave. Os alunos conseguiram fazer uma dialogicidade com o primeiro texto, o que instigou nos alunos a curiosidade e houve abertura para um debate.
A aula introdutória foi bastante produtiva, pois superou nossas expectativas.
Fonte: GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.







Nenhum comentário:
Postar um comentário