Salto ExtraMuros
é uma ação que visa romper o isolamento da escola brasileira, que fica restringida, restrita, constrangida e ensimesmada por seus muros materiais e abstratos.
Igualmente, trata-se do espaço prioritariamente transdisciplinar, procurando derrubar às paredes físicas e simbólicas das salas de aula, das matérias, das formas de ver o mundo unívocas.
O ExtraMuros é inspirado no legado do Prof. Dr. Miguel Ignácio Tobar Acosta (PUC - Campinas e Unicamp), que buscou, em sua prática, construir uma nova maneira de pensar, ensinar e aprender a medicina. Sua principal contribuição foi no desenvolvimento do campo da medicina preventiva no Brasil.
Assim, essa experiência é retomada e ressignificada por nosso projeto, tendo como objetivo central transformar a escola num ambiente de convergência, num ambiente de solidariedade, em que se possa pensar, aprender e ensinar em conjunto com a sociedade.
O Salto ExtraMuros se dá, dialeticamente, em duas direções:
- Convidamos atores sociais especialistas, trabalhadores, dos mais diversos campos do conhecimento para estabelecerem espaços de troca, dentro da escola, com nossa comunidade discente, em rodas de conversa, palestras, minicursos e workshops; e
- Convidamos nossas/os alunas/os a saírem do espaço físico da escola, transformando os espaços da cidade - Câmara Legislativa, Congresso Nacional, Museus, Salas de Exposição, entre outros - em espaços de aprendizado pela sua ocupação alternativa.
Assim, apresentamos a ação Salto ExtraMuros e esperamos que atores sociais interessados na revolução pela educação e que possam, em alguma medida, cooperar conosco, entrem em contato.
Nosso email oficial é: pibid.saosebastiao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário