O quê?
Projeto Salto
é um projeto situado no âmbito do PIBID Letras Português e PBSL da Universidade de Brasília - UnB - e que tem sua atuação no Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião - o Centrão.
Para mais, acesse: O que é o PIBID?
Por quê?
Justificativa(s) para a ação
A resposta a essa pergunta, todos/as já sabem: a escola pública tem que melhorar. Mas, melhorar em que sentido? A nosso ver, a escola pública deve ser o espaço onde o Estado ofereça amplas condições para que a sociedade possa se formar sob o prisma da cidadania. Nesse sentido, a academia (conjunto de universidades, faculdades, centros de pesquisa, e seus/suas pesquisadores/as) tem muito a contribuir. Assim, o Salto é, essencialmente, uma ponte que liga a UnB ao Centrão. Essa ligação é um processo, é uma construção, que se justifica pela urgência de uma sociedade mais justa e igualitária em que a ciência possa ser uma mola propulsora no salto civilizatório por que tanto almejamos.
Para quê?
Objetivo(s) de nossas ações
Nosso objetivo central é: contribuir para a transformação da educação brasileira na educação libertadora e cidadã sonhada por Paulo Freire, por meio de ações que instanciem a construção de conhecimentos em diversas áreas do saber humano por parte dos/as educandos/as atendidos/as e profissionais especialistas envolvidos/as no projeto.
Ele se desdobra em alguns outros objetivos secundários:
- Contribuir para o letramento e formação cidadã das/os educandas/os atendidos pelo projeto;
- Contribuir para o letramento e formação cidadã da comunidade escolar docente, das/os servidoras/es da carreira administrativa da SEDF, bem como dos servidoras/es terceirizadas/os da limpeza e da segurança; e
- Contribuir para o letramento e a formação dos/as professores/as envolvidos/as no projeto - professoras pibidianas, professora supervisora e professor coordenador.
Como?
Marco teórico basilar
Como nosso trabalho é centrado no ensino de língua, construímos uma base teórica pautada em obras que pensam formas alternativas de se ensinar-aprender a língua materna e paterna (normativa):
Marcos Bagno - A Língua de Eulália
Stella Maris Bortoni-Ricardo - Professor Pesquisador
Aya Ribeiro - Na teia de Penélope - metáforas na educação
Elaine Mateus, Michele El Kadri e Kleber Aparecido da Silva - Experiências de Formação de Professores de Línguas e o Pibid - Contornos, Cores e Matizes - Vol. 3
André Valente - Aulas de Português: Perspectivas Inovadoras
Roxane Rojo e Eduardo Moura - Multiletramentos na
escola.
Stella Maris Bortoni-Ricardo - Professor Pesquisador
Aya Ribeiro - Na teia de Penélope - metáforas na educação
Elaine Mateus, Michele El Kadri e Kleber Aparecido da Silva - Experiências de Formação de Professores de Línguas e o Pibid - Contornos, Cores e Matizes - Vol. 3
André Valente - Aulas de Português: Perspectivas Inovadoras
Roxane Rojo e Eduardo Moura - Multiletramentos na escola.
Metodologia(s) empregadas
Nossa opção teórico-metodológica para o trabalho docente é a soma das contribuições de nomes como:
Jean Piaget - com quem aprendemos a compreensão processual das práticas de ensino-aprendizagem;
Lev Vigotsky - com quem aprendemos a compreensão do caráter social das relações estabelecidas nas práticas de ensino-aprendizagem, em especial, do caráter mediador do/a professor/a;
Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira - com quem aprendemos a sonhar e a realizar um modelo de educação brasileira que atenda às nossas especificidades socioculturais;
e, como Norte de nossa bússola,
Paulo Freire - com quem aprendemos a aprender e a ensinar na solidariedade da troca, da cidadania e do afeto.
Ações do Projeto Salto
Ação - Reflexão - Ação
Essa é a tríade que embasa nosso trabalho no Centrão. Desse modo, esperamos que para cada ação, haja momentos de reflexão e ações, a partir de então, desencadeadas.
Nossas ações são plurais e permitem construirmos uma diversidade de espaços discursivos em nossa escola e fora dela.
São elas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário