Cine
"O dia que durou 21 anos"
Direção: Camilo TavaresRoteiro: Flávio Tavares e Camilo Tavares
Ano: 2013
Duração: 77 minutos
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJCugIKcWNs
Debate
Para que nunca se esqueça! Para que nunca mais aconteça!
Nossa segunda sessão do CineDebate, contou com a exibição do filme "O dia que durou 21 anos" que instanciou uma longa conversa, mediada pela Designer Janaína Ferreira, sobre os horrores da ditadura e o perigo de não se conhecer nossa história e repetir os mesmos erros.
A presença de nossa mediadora foi fruto de um convite no âmbito do "Salto ExtraMuros" e pudemos aprender muito com sua experiência profissional e de vida. Ela nos relatou histórias de seus pais, militantes históricos, que lutaram contra a ditadura e possibilitaram que nós pudéssemos, hoje, estar em uma escola plural em um Estado Democrático. (Em breve, publicaremos uma entrevista com ela!)
Houve referência a vários filmes - "Uma história de amor e fúria", "O que é isso companheiro?", "Capitão América 2", entre outros - e definições de diferentes conceitos - comunismo, socialismo, capitalismo, hegemonia, democracia -, quando Rômulo Tavares abordou alguns desses pontos. Kenzo Hayashi lembrou o conflito dos Mísseis em Cuba. Isaque Martins falou brilhantemente sobre a história recente brasileira, bem como Jeniffer Cardozo que se posicionou criticamente sobre o caráter criminoso da ingerência dos EUA em assuntos brasileiros...
(Houve outras belíssimas falas, mas a memória nos falha agora. À medida que formos recordando, completaremos esta narrativa).
(Houve outras belíssimas falas, mas a memória nos falha agora. À medida que formos recordando, completaremos esta narrativa).
Discutimos a fundo o papel formador da mídia e a importância de compreendermos o funcionamento do Estado.
Por fim, João Victor Gonçalves Cunha, um de nossos brilhantes estudantes, disse que nós precisávamos conhecer o Congresso Nacional e saber o que está sendo discutido e votado. Ficamos com essa provocação e com a missão de construirmos uma saída ExtraMuros para ocuparmos o espaço da "casa do povo" em uma audiência pública ou votação.
E assim, às 18 horas, terminamos uma jornada na história do Brasil com muitas perguntas não respondidas e o anseio de mais, mais escola, mais democracia, mais conhecimento, mais justiça social... mais CINEDEBATE!
"Foi lindo!", como disse Vitória Santana.
Janaína Ferreira
![]() |
| Alunos/as do Centrão assistindo a "O dia que durou 21 anos" Em quadro Plínio de Arruda Sampaio |
"Um tempo atrás, fiz uma lista de filmes, com a importante
colaboração de Betty Almeida, com a intenção de montar um cine clube debate que
abordasse a história recente da América Latina. Inaugurei, em março, um tímido
"Noites de história" com poucas pessoas, mas com ótimo debate sobre o premiado
"O Dia que Durou 21 Anos" de Flávio e Camilo Tavares. E, então, surgiu
o convite da Professora Pilar Acosta para levar o filme para o CEM1 de São
Sebastião, para uma sessão do cine clube, atividade extracurricular que faz
parte do Projeto Salto. Então, foi marcado para sexta 17/4 as 14h.
60 Adolescentes de diferentes turmas do 1o ano, com idade
entre 15 e 17 anos assistiram ao filme de 75 min. Logo em seguida começamos o
debate.
O tempo voou e quando vi já eram 18h. Fiquei emocionada por
fazer parte de um projeto tão importante e encantada com a paixão com que a
professora Pilar, doutoranda da UnB, abraça o conhecimento e a formação dos
seus alunos!
Muito obrigada Pilar e CEM1 São Sebastião!!"
Pilar Acosta
"Hoje, pudemos
receber, em nossa casa, a visita de Jana Ferreira que nos trouxe o filme
"O dia que durou 21 anos" e a possibilidade de pensarmos a história
do Brasil, com um grupo de 60 jovens que se dispuseram, no contra-turno, às
vésperas de um feriado, a voltar à escola para trocar ideias, assistir a um
filme e comer pipoca.
A boniteza de ser professora se revela então... na troca, na
generosidade, na alegria e na tristeza da tomada de consciência.
É, por isso, é para ter isso, ser isso, fazer parte dessa
mágica, que sigo e me orgulho de seguir professora.
Janaína, muitíssimo grata por seu tempo, suas histórias e
sua alegria! :0* "






Este CineDebate ocorrido em 17/04/2015 foi de fato tão proveitoso quanto o outro que tivemos, espero que continuemos evoluindo.
ResponderExcluirPude perceber uma quantidade enorme de conceitos, que até então eram desconhecidos, assim como certamente esta única tarde possa ter dado novas linhas de pensamentos para outros.
Grata a toda equipe que age para que este projeto continue de pé!
Abraço, Jeniffer.