domingo, 7 de junho de 2015

"Escritores da liberdade" - É possível escolher em um mundo engessado?

Cine

"Escritores da liberdade(Freedom Writers)


Origem: EUA
Ano: 2007
Duração: 122 minutos 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JY2DgqOrOw8

O filme é baseado sobre fatos reais, é possível acessar o site oficial da Fundação Escritores da Liberdade em: http://www.freedomwritersfoundation.org





Debate

É possível escolher em um mundo engessado?

Nossa terceira sessão do CineDebate apresentou o filme "Escritores da liberdade". Esse filme foi escolhido pelas professoras Isabel PacíficoPilar Acosta, e tem como cenário uma escola com uma turma problemática, a turma é composta de alunos infratores e marginalizados, alguns tendo sido atuantes em gangues. A turma vive em constante desentendimento, o convívio escolar é desestimulante, até uma professora nova entrar e acreditar neles. A escola não acredita no potencial desses alunos e marginaliza ainda mais os que já são marginalizados, então, os alunos também não creem que são capazes de progredir, afinal, como manter-se sentando em uma sala ouvindo o que os professores tem a dizer enquanto a realidade lá fora não condiz com nada que eles são obrigados a aprender?! Através da aproximação do ensino com a realidade dos educandos, a nova professora vai aos poucos conquistando a (difícil) confiança deles.




Qual nosso papel no mundo?


Houve momentos de desabafo no Debate, em que os alunos relataram ter gostado bastante do filme, exatamente pelo mesmo fator que a professora usa para conquistar os alunos, a aproximação com a realidade. Debatemos também acerca do quanto é difícil situar-nos num local onde nos sentimos pouco representados e onde os educadores ao invés de nos estimular a progredir, estão constantemente desacreditando das nossas capacidades.
No filme, a professora estimula os alunos a produzirem um diário, o método tem um grande retorno, tanto que ao final eles publicam um livro, através disso pudemos debater sobre o que queremos deixar pro mundo, sobre como a nossa vida pode inspirar outras, assim como a vida dos educandos do filme havia nos inspirado. 
Os escritores da liberdade, antes de tomarem consciência de como os seus atos podem influenciar outros, poderiam ter sido apenas mais uma turma de alunos problemáticos que passaram por aquela escola, porém, através de tudo o que produziram, puderam ser lembrados e admirados.

Os verdadeiros Escritores da Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário